Esclareças suas dúvidas e confira dicas para evitar o Chargeback em seu negócio

Esclareças suas dúvidas e confira dicas para evitar o Chargeback em seu negócio

Neste artigo vamos te ajudar a entender com mais detalhes o que é o chargeback, como funciona e quais orientações para evitar este problema.

Você sabe o que significa Chargeback?

Chargeback é um termo relacionado ao pagamento dos lojistas, para vendas online e física, traduzindo do inglês seu significado é – estorno, o que na prática consiste no cancelamento de uma venda realizada com cartão de débito ou de crédito.

Determinado pelas operadoras de cartão, este tipo de estorno tem como objetivo proteger seus consumidores em casos de problemas com pagamentos e oferecem mais segurança para as operações realizadas.

Por que ocorre um Chargeback?

O chargeback acontece quando um titular não reconhece a compra e pede cancelamento diretamente na operadora ou em casos em que a transação não obedece às regulamentações estabelecidas em termos e contratos das administradoras de cartões.

Em quais situações temos um Chargeback?

  • Fraude: quando o cliente não reconhece a compra devido ao roubo do cartão, de seus dados pessoais, clonagem de dados do cartão etc.;
  • Erro de processamento: casos de duplicidade ou processamento indevido/valores divergentes, pagamento à vista processado como parcelado e vice-versa;
  • Desacordo comercial: o cliente não recebeu a mercadoria ou foi recebida com defeito;
  • Crédito não processado: quando o titular informa que solicitou o cancelamento da compra, no entanto, o EC (estabelecimento comercial) não realizou o cancelamento;
  • Auto fraude: quando o portador do cartão, após uma compra online, espontaneamente, faz a solicitação de um chargeback, embora tenha recebido o serviço ou produto corretamente.

Quem fica responsável pelo prejuízo do Chargeback?

Ponto de atenção desconhecido por muitos lojistas/empresários – a perda financeira gerada pelo chargeback, fica sob a responsabilidade do estabelecimento que fez a venda do produto ou serviço e não com a operadora do cartão que faz o estorno.

Dicas importantes para evitar um Chargeback?

Sabemos o quanto é essencial ter a opção de pagamento com cartões de crédito para vendas online e físicas, pela segurança e agilidade, no entanto, é preciso se atentar em alguns cuidados para evitar preocupações futuras.

E para te apoiar a evitar ter chargebacks deixamos aqui algumas dicas:

  • Acompanhar os motivos recorrentes deste tipo estorno em seu negócio, pois se o volume for alto, o estabelecimento (físico ou online), poderá receber advertências e até mesmo a desfiliação das administradoras;
  • Considere ter um sistema de proteção antifraude e de análise de risco, especialmente em caso de vendas sem o cartão físico;
  • Fazer um cadastro simples do cliente: nome, telefone, email e CPF e para vendas online inclua o número do IP (identifica a localização e dispositivo que foi feita a compra);
  • Para vendas de alto valor, faça a checagem de um documento com foto para confirmar a titularidade do cartão;
  • Faça emissão da nota fiscal do pedido informando modelo, marca, cor, valor, data da compra;
  • Ter eficiência na área de atendimento no pós-vendas pois, por muitas vezes, o cliente pede o cancelamento da venda diretamente na operadora, por não ter tido um atendimento satisfatório ao contatar o local da compra.

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