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O que significa ESG e qual a importância dessa agenda para as empresas

Você já ouviu falar sobre a sigla ESG ou Agenda ESG?

ESG, é uma sigla em inglês, significa: Environmental, Social & Governance e, em português, ASG: Ambiental, Social e Governança.

Na prática, podemos afirmar que a agenda ESG consiste em como as empresas estão se estruturando e tendo mais atenção com relação aos temas relacionados ao meio ambiente, à sociedade, aos processos de gestão interna e como estas ações estão sendo incorporadas em suas estratégias de negócios, sendo essencial ter planos de sustentabilidade e de responsabilidade social além dos objetivos de crescimento e de rentabilidade.

Todos os segmentos deverão se adequar à Agenda ESG para se manterem competitivos, falando em nosso mercado de meios de pagamentos, temos as empresas Subadquirentes, White Label, Fintechs, ISO, Franquias, Carteira de clientes, seja no modelo de venda física ou online, todas tem oportunidades para desenvolverem seu negócio de forma sustentável.

A agenda ESG visa orientar as empresas com relação a 3 principais frentes:

  • Environmental: ações para conservação do meio ambiente de modo geral;
  • Social: busca trazer maior diversidade no modelo de relacionamento de uma empresa com relação às pessoas: colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros, atuando também em ações que visam o desenvolvimento da sociedade;
  • Governance: diz respeito à gestão e organização das empresas, como tomam decisões e como atuam em relação à ética em seus negócios.

Como se adequar às orientações da Agenda ESG?

É fundamental que haja a constante busca pela melhoria em seus serviços, produtos e na forma que seu negócio impacta o meio ambiente e a sociedade. Com esse direcionamento a empresa terá muito mais oportunidades, competitividade, além de um crescimento sustentável.

Existem muitas ações que atendem a Agenda ESG, seguem abaixo alguns exemplos:

Ambiental:

  • Garantir medidas que reduzam impactos no meio ambiente ao adotar ações preventivas e de controles;
  • Oferecer compensações devido aos impactos inevitáveis que causem danos ao ambiente, como exemplo o crédito de carbono;
  • Reciclagem e a destinação correta dos resíduos;
  • Um exemplo para mercado de meios de pagamentos podemos citar a redução do papel e do plástico, trazendo novas tecnologias de pagamento – online, ecommerce, marketplaces, aplicativos.

Social:

  • Ter diversidade de pessoas em sua estrutura de colaboradores – assegurando a presença de etnias diversas, gêneros, idades, dentre outras categorias, inclusive, em cargos de liderança;
  • Constante busca da qualidade no atendimento aos clientes;
  • Apoio a grupos sociais, ONGs, Associações que trabalhem no apoio às pessoas que fazem parte das minorias em geral;
  • No mercado financeiro, podemos citar a ampliação do público “bancarizado” através de contas bancárias online que facilitaram o acesso aos serviços desse segmento.

Governança:

  • Valores, ética e postura moral na gestão dos negócios;
  • Atenção ao cuidado com dados pessoais de clientes, colaboradores (LGPD);
  • Contratar fornecedores que trabalhem com ética e integridade;
  • Em meios de pagamentos, novas regras de compliance que tem como objetivo criar uma experiência de compra mais segura para o consumidor e também para os estabelecimentos comerciais.

Quais os benefícios que sua empresa terá ao seguir a Agenda ESG:

Evolução nos negócios:

Um estudo realizado pela consultoria BCG, demonstrou que empresas que adotaram a agenda ESG alcançaram impactos positivos, como maior lucratividade e melhora de seu valor de mercado.

Ao se comprometer com as melhores práticas de gestão, a empresa terá uma operação mais sustentável em diversas frentes, como exemplo a parte econômica, de compliance e a de gestão dos riscos, promovendo dessa forma melhores resultados. 

Maior probabilidade de receber investimentos:

Bancos e fundos de investimento buscam cada vez mais investir em empresas com boa avaliação nos índices de sustentabilidade. Além disso, alguns fundos fazem aporte apenas em empresas certificadas por atenderem as práticas de ESG.

Do ponto de vista de investimentos, as ações da agenda ESG tiveram ainda mais relevância por conta da pandemia do COVID-19. Em uma pesquisa global da MSCI, 77% dos investidores informaram o aumento de seus investimentos em ESG consideravelmente. Cada vez mais os investidores olham com atenção as práticas sociais, ambientais e de governança das empresas.

Preferência na escolha dos clientes:

Ao seguir a agenda ESG, as empresas garantem melhorias na qualidade dos seus produtos e serviços, ganhando mais competitividade, redução de custos e maior impacto positivo para a sociedade. Dessa forma, terá maior valorização no mercado e prioridade na escolha dos clientes.

Em uma pesquisa global da Mastercard identificaram que mais de 50%* dos brasileiros entrevistados afirmam que dão mais valor às marcas que se comportam de forma sustentável – está mais predisposto a pagar mais e a comprar dessa marca. Mais de 84%* dos brasileiros declararam que, mais do que nunca, é de extrema importância que as empresas atuem de forma sustentável. Nossos clientes pedem por atitudes sustentáveis em nossos negócios.

Dados de uma pesquisa global da Mastercard citada em um evento sobre ESG da Abecs, 15º CMEP, em set/2021.

E você já está atuando através da agenda ESG em sua empresa?

Não? Então é preciso se atentar a este tema tão importante para o futuro do seu negócio!

São muitos os benefícios a serem considerados e muitas ações que você pode colocar em ação imediatamente.

Quer saber como iniciar ações da Agenda ESG em sua empresa?

Participe de nosso Ultratalks em 05 de outubro às 18h com Fernando Beltrame, sócio presidente da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade e membro do The Climate Reality Project.

Acesse o link e saiba mais!

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